segunda-feira, 2 de abril de 2007

A quantas anda minha capacidade interpretativa?

Ano letivo: 1989, Série: 8a, Prova de português, questão 4:
"Leia o texto abaixo e responda às questões de 4 a 14". Uma questão de interpretação de texto! Uns sorriem, outros torcem o nariz e franzem a testa. Alguém ali se descabela. Incluam-se a eles os indiferentes e temos uma típica turma nas salas de aula, nas mesas de bares, onde for. Em grupo, nem sempre compartilhamos visões, mas sempre nos deparamos com a diferença.

Sobre os "textos abaixos" daquelas provas do colégio, estávamos sendo avaliados pela nossa capacidade de interpretação. Do que se tratava o texto, qual era a essência do texto? Quais eram os sujeitos, verbos, adjetivos e advérbios? Quanto mais se entendesse a estrutura do texto e da língua, vocábulos e regras gramaticais, mais entenderia a mensagem e a significância da dita, ou melhor, lida, história. E melhor seria sua nota. Ou seja, quanto melhor sua capacidade interpretativa, melhor é o seu entendimento.

Então entender é interpretar. Entendi o texto: interpretei corretamente história em seu contexto, compreendi totalmente um texto técnico. É necessário desenvolver habilidades e aprender métodos ou ferramentas para que se interprete bem um texto ou uma experiência de vida. Aprendemos na sala de aula sobre os sujeitos, os verbos e seu dinamismo e produtos. Na vida em geral, somos seres (sujeitos) que fazemos (verbo) algo em dados momentos (advérbio de tempo). Do intercâmbio desses elementos temos uma história.

Interpretar, ou seja, entender uma história contida num texto muitas vezes não é fácil. Em especial quando há muita informação envolvida e nem sempre temos todas elas. Numa situação vivencial, a quantidade de variáveis e fatores que formam a base interpretativa é muito grande. Afinal, a máquina interpretativa, nós mesmos, vivemos cada qual sua história. Temos nossa personalidade, geralmente convicta. Desde bebês crescemos sendo moldados pelas experiências, pelas vivências. Somente a pessoa que viveu uma situação é que pode falar por ela.

Se você já sabe onde eu quero chegar, posta uma interação!! Eu vou terminar o post outra hora!

Nenhum comentário: